NOTÍCIAS
ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS E FIQUE POR DENTRO


Acelerando os processos químicos
Alunos aprendem como acelerar processos através de manipulação de fatores
13/09/2021










Imagine a seguinte situação: você é o químico responsável por uma indústria e necessita realizar uma síntese que levaria dias para ocorrer. Será que é possível acelerar esse processo? 

Hoje os alunos da 2ª Série do Ensino Médio, orientados pela professora de Química, Isabela Frederico, constataram que é possível modificar a velocidade das reações químicas alterando alguns fatores, como a concentração dos reagentes, a pressão, a temperatura, a superfície de contato e o uso de catalisadores.

Os alunos conseguiram observar por meio dos experimentos realizados como a velocidade das reações químicas é influenciada pela temperatura, pela superfície de contato e pela concentração de reagentes. A compreensão desse conteúdo é importante não só para os processos industriais, mas também para tarefas do nosso dia a dia como, por exemplo, quando colocamos os alimentos na geladeira para conservá-los. Ocorre que, em baixas temperaturas as reações químicas responsáveis pela decomposição dos alimentos têm sua velocidade diminuída.

CENTRO EDUCACIONAL REAL SABER LTDA
Av. Marginal Vereador Delfino Tendolo, D1200 - Agudos/SP - CEP 17.123-220
Contatos: Tel: +55 14 3262-9400 / Whatsapp: +55 14 99745-8726
E-mail: contato@colegiofaag.com.br