Equilíbrio emocional é determinante no vestibular
Candidatos não devem esquecer da saúde física e mental nesta fase da vida
12/12/2018

Por que tantos estudantes derrapam no dia do vestibular ou do Exame da Nacional do Ensino Médio (Enem)? O que faz com que candidatos bem preparados fiquem tão nervosos e tenham “brancos” e sensações físicas, como taquicardia, suor excessivo e tremores?

Isso é muito comum. O equilíbrio emocional é um dos segredos para ter sucesso no vestibular. A busca pelo equilíbrio exige tempo e acordar para isso no fim do segundo semestre pode ser tarde demais.

Para identificar se o estado emocional está abalado, alunos e familiares devem ficar atentos a alguns sintomas: insônia ou sonolência excessiva, irritabilidade persistente, alteração de peso para mais ou para menos, dificuldade de manter a concentração, obsessão com os estudos com nítido comprometimento da vida social e tristeza persistente.

A simples percepção de que há algo errado é o primeiro passo para o acerto da trajetória. E nessa hora, o apoio familiar é decisivo na confiança do candidato. A atividade física também é uma excelente aliada do equilíbrio emocional. Como cada caso é um caso, se os sintomas persistirem, um profissional deve ser consultado.

É decisivo saber a matéria e ter confiança no conhecimento que tem. É necessário encarar a prova como uma fase a ser superada; ter entusiasmo, viver o momento, pensar que pode superar esse desafio sem se preocupar com as cobranças, e entender que fez o máximo que podia. Se não for aprovado, o aluno deve continuar estudando até o próximo processo seletivo.