NOTÍCIAS
ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS E FIQUE POR DENTRO


7 assuntos de português que você precisa saber para o Enem
Dominar a língua culta e as regras gramaticais é imprescindível para uma boa pontuação
15/05/2019

O Enem divide as disciplinas escolares em quatro grandes áreas do conhecimento. A prova de Língua Portuguesa integra o grupo “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, com as disciplinas de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Não é por acaso que essas disciplinas são agrupas. Há um grau de afinidade entre elas, que nos dão algumas pistas do que o aluno não pode descuidar na hora de se preparar para essa prova.  

• Domínio da norma culta: Na verdade, o momento em que o aluno mais precisa demonstrar o seu domínio da norma culta, conhecimento das regras gramaticais da língua portuguesa, é na prova de Redação. Porém, é bom estar atento aos mais variados aspectos gramaticais, pois eles também vão estar presentes na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Na Redação do Enem, o domínio da norma culta corresponde a 200 pontos da nota da prova, motivos mais do que suficientes para não descuidar dos estudos gramaticais, principalmente, aplicados ao texto. 
 
• Interpretação de texto: Esse é o item mais relevante não só na prova de Língua Portuguesa, mas para todas as provas do Enem. Como já sabemos, o Enem é famoso por ser uma prova extensa e com muitos textos. O aluno deve estar preparado para essa maratona de leituras tão apuradas e exigentes. Quem vai prestar o Enem deve estar com o hábito de leitura em dia, e ler além de apostilas preparatórias. É preciso estar atento aos portais de notícias e, claro, sempre é recomendado ler Literatura. 
 
• Análise do discurso: A análise do discurso se atem a perceber a forma como um texto é estruturado e a intenção que ele indica por essa estrutura. Cabe ao aluno ampliar seu repertório de leitura para que possa entender os diferentes tipos textuais, bem como o contexto político-social no qual o texto foi desenvolvido.
 
• Gêneros textuais: Textos narrativos, textos descritivos, textos dissertativos, textos expositivos, são vários os gêneros textuais e você precisa estar atento as particularidades de cada um.  Cada gênero textual possui características específicas de estilo e estrutura. Elas variam de acordo com a função social do texto. Por exemplo, um texto dissertativo-argumentativo tem a função de convencer sobre um posicionamento. Sua estrutura é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão.
 
• Variação Linguística: A variação linguística se dedica a estudar uma das maiores riquezas da língua portuguesa em sua em um país tão plural quanto o Brasil. A variação linguística analisa o uso da língua nos mais variados contextos. A variação entre linguagem formal, não-formal, linguagem oral, regionalismos, entre outros tipos de variação. O Enem sempre destaca os contextos sociais, por isso o estudo da linguagem também deve levar em conta esse aspecto.  

• Linguagem não-verbal: É sempre bom lembrar que nem sempre texto é feito de palavras, ou apenas de palavras. Muitos textos são feitos só de imagens ou mesclando texto e imagem, e é bem recorrente esses textos aparecerem nas questões do Enem, seja como tirinhas, ilustrações, charge ou imagens. Vale a pena ficar atento e criar o hábito de ler imagens. 
 
• Artes: Assim como falamos no início desse post, Língua Portuguesa é um assunto que acompanha toda a prova do Enem e se entrelaça a outras áreas do conhecimento. Artes está entre os temas recorrentes nas questões do Enem, principalmente na prova de Linguagens. O aluno deve estar atento as vanguardas artísticas, como o modernismo, a arte contemporânea e, claro, saber relacionar as obras de artes com o contexto histórico no qual ela foi criada.

CENTRO EDUCACIONAL FAAG LTDA - EPP
Av. Marginal Vereador Delfino Tendolo, D1200 - Agudos/SP - CEP 17.120-000
Contatos: Tel: +55 14 3262-9400 / Fax: +55 14 3262-9401
E-mail: contato@colegiofaag.com.br