NOT√ćCIAS
ACESSE TODAS AS NOT√ćCIAS E FIQUE POR DENTRO

Como estudar para o Enem 2020
Além das provas impressas, o Inep aplicará o chamado Enem Digital. Veja como estudar
06/06/2020

Com uma rotina de estudos intensa no Ensino M√©dio, principalmente no √ļltimo ano, os estudantes em prepara√ß√£o para as provas do Exame Nacional do Ensino M√©dio (Enem) 2020 tiveram que adaptar seu cronograma de estudos depois que as aulas foram paralisadas em todos os Estados do pa√≠s para tentar conter a pandemia do coronav√≠rus (Covid-19).

Inicialmente previstas para novembro, as provas do Enem Impresso e Enem Digital foram adiadas por causa da pandemia da Covid-19. O adiamento do exame d√° mais tempo para os estudantes se preparem.

As provas do Enem 2020 ser√£o s√£o formadas por 180 quest√Ķes e uma reda√ß√£o, divididas em dois domingos de aplica√ß√£o, da seguinte forma:
1¬ļ dia: Reda√ß√£o; 45 quest√Ķes de Linguagens e C√≥digos; 45 quest√Ķes Ci√™ncias Humanas
2¬ļ dia: 45 quest√Ķes de Ci√™ncias da Natureza; 45 quest√Ķes Matem√°tica

Mesmo com a maioria das escolas e professores promovendo aulas on-line, enviando materiais e conte√ļdos para os estudantes, muitos acabam tendo d√ļvidas de como estudar em casa durante o per√≠odo de isolamento social.

Veja dicas de como estudar para o Enem 2020 em casa:
1) Crie um cronograma
Estudar em casa requer ainda mais disciplina do estudante, já que ficar exposto a diversos atrativos fora da rotina comum pode tirar a concentração na hora de estudar. Para evitar que isso aconteça, mais do que nunca, é importante ter um cronograma de estudos para organizar seus horários. Separe um tempo para cada disciplina, resolução de exercícios, tempo de aulas e não esqueça de reservar um período para lazer, exercícios e descanso.

2) Saiba o que vai cair na prova
√Č imposs√≠vel adivinhar tudo o que vai cair na prova do Enem, por√©m, existem muitos assuntos que s√£o frequentes no exame. Al√©m disso, a Matriz de Refer√™ncia do Enem sinaliza tudo o que √© preciso estudar para a prova. Tendo conhecimento das exig√™ncias do exame e dos assuntos que mais caem nas provas fica muito mais f√°cil para o estudante saber em quais assuntos deve focar.

3) Aproveite as videoaulas
As aulas por meio de v√≠deos s√£o um dos m√©todos de tentar manter o estudante mais pr√≥ximo do que seria um ambiente de sala de aula. Os professores utilizam as videoaulas para oferecer conte√ļdos e dicas de diferentes temas cobrados na prova do Enem.

Entre as vantagens das videoaulas est√° a possibilidade de poder assistir quantas vezes for necess√°rio, al√©m de fazer pausas no v√≠deo para anota√ß√Ķes importantes, seja de um novo aprendizado ou de uma d√ļvida que precisar√° esclarecer posteriormente. As videoaulas tamb√©m s√£o pr√°ticas para assistir, j√° que o estudante s√≥ precisa de internet e um dispositivo como computador, smartphone ou tablet.

4) Refaça as provas
Muitos estudantes costumam fazer as provas do Enem desde os primeiros anos do Ensino M√©dio como treineiros para adquirir experi√™ncia e saber melhor como √© a aplica√ß√£o da prova. Mesmo para quem j√° conhece a prova, resolver quest√Ķes anteriores √© um diferencial para desenvolver a capacidade de interpreta√ß√£o, que √© muito exigida no exame, al√©m de familiarizar o participante com o n√≠vel de dificuldade das quest√Ķes.

5) Pratique a redação
O tema da redação do Enem é sempre uma incógnita tanto para professores quanto para estudantes e, neste caso, ter uma boa capacidade de argumentação é o que fará com que o estudante tenha uma boa nota. Mas para que essa capacidade seja atingida é necessária muita prática durante o tempo de preparação para o Enem.

Para praticar, √© aconselhado que os temas sejam interdisciplinares para ampliar a capacidade do estudante falar sobre diversos assuntos. Por isso, tamb√©m √© importante se manter atualizado com quest√Ķes hist√≥ricas, causas sociais e not√≠cias nacionais e internacionais. Al√©m de tudo isso, √© indispens√°vel conferir a Cartilha de Reda√ß√£o para ter consci√™ncia do tipo de texto esperado pela banca avaliadora.

6) Faça simulados
Os simulados s√£o uma excelente op√ß√£o para quem quer se sentir pr√≥ximo do ‚Äėclima‚Äô de prova. Neles, √© poss√≠vel cronometrar o tempo e ainda simular quanto voc√™ gastaria nas quest√Ķes, podendo assim se programar para o mesmo per√≠odo que ter√° para responder as quest√Ķes de cada dia.

Al√©m disso, resolver quest√Ķes pelo computador √© uma excelente op√ß√£o para treinar para o Enem Digital 2020. Quem ainda n√£o quiser simular a prova completa pode personalizar o simulado de acordo com as suas necessidades, seja por √°rea de conhecimento, disciplinas espec√≠ficas ou tempo de execu√ß√£o.

7) Aproveite as redes sociais
Em muitos casos as redes sociais costumam atrapalhar os estudantes que estudam para o Enem e vestibular, mas se voc√™ n√£o consegue se desligar totalmente, aprenda a fazer um uso consciente e usufrua de benef√≠cios que ela pode oferecer.

O Instagram, uma das redes mais utilizadas atualmente, disp√Ķe de milhares de perfis voltados para oferecer conte√ļdos de educa√ß√£o. Tamb√©m √© poss√≠vel filtrar seus interesses por meio das hashtags (#), como a #StudyGram, que √© uma das mais utilizadas. Voc√™ ainda pode salvar publica√ß√Ķes e criar cole√ß√Ķes por disciplinas, al√©m de aproveitar os diversos mapas mentais que s√£o disponibilizados pelas p√°ginas de estudos.

8) Acompanhe as notícias
Al√©m dos conte√ļdos que s√£o ensinados em sala de aula, a prova do Enem √© interdisciplinar e contextualizada, neste caso exigindo que os estudantes possuam um conhecimento amplo dos temas sociais atuais. Esses conte√ļdos podem ser exigidos em diversas √°reas do conhecimento, por isso, √© recomend√°vel estar atento a essas informa√ß√Ķes. Para isso, acompanhe portais de not√≠cias, assista e leia jornais para se manter informado.

Fonte: Brasil Escola