Inglês no vestibular: prepare-se
Veja como deixar os estudos da língua inglesa mais eficiente

1. CONFIRA O GABARITO DOS VESTIBULARES ANTERIORES
O primeiro passo a ser tomado ao se preparar para o vestibular é baixar exemplos das avaliações dos anos anteriores da instituição para a qual o estudante vai prestar exame. Dessa forma fica mais fácil saber como as provas são estruturadas e quais temas gramaticais caem com maior frequência. Todo o conteúdo costuma ser disponibilizado pela própria faculdade na sua página eletrônica. Lá os visitantes também têm acesso às respostas de todas as questões.

2. APROPRIE-SE DA ESTRUTURAS PARA FORMULAÇÃO DE ORAÇÕES EM INGLÊS
O inglês tem como origem a língua germânica, assim como o latim foi para o português. Logo, por esses dois idiomas serem de vertentes diferentes, a formulação de uma frase também vai variar. Logo, no vestibular é necessário reconhecer as relações entre sujeito, verbo e complemento para formular, por exemplo, perguntas e orações compostas.

3. FIQUE ATENTO PARA OS TEMPOS VERBAIS
Passado, presente ou futuro? O vestibulando precisa se atentar às variações dos verbos em inglês em relação ao tempo, para interpretar os textos expostos na prova e responder às perguntas corretamente.

4. APRENDA A USAR AS CONJUNÇÕES
As conjunções estão presentes em quase todos os textos e ajudam o leitor a identificar as correlações entre os fatos como, por exemplo: oposição (though e but), causa (as e because), finalidade (therefore, so), consequência (then, thus). Tendo isso em mente, minimizam-se erros na leitura.

5. ESTUDE MAIS “VOZ PASSIVA”
Esse é um assunto no qual muitos estudantes tendem a cometer erros e perder pontos preciosos no exame. A voz passiva no inglês tem praticamente as mesmas funções da portuguesa, entre elas dar mais atenção a ação cometida do que ao sujeito que a cometeu. Para tanto, toda a oração é reestruturada. Por isso, é tão importante que os alunos aprendem essa variação, evitado ser pegos de surpresa.

6. CONHEÇA OS ADJUNTOS ADVERBIAIS DE TEMPO, LUGAR E MODO
Saiba identificar adjuntos adverbiais como when, where, how e how long. Eles sempre aparecem nas avaliações.

7. IDENTIFIQUE OS TIPOS PRONOMES
Os pronomes em inglês podem tanto indicar posse ou pessoa. Por essa razão é de extrema importância aprendê-los antes de ler um texto nesse idioma, de forma a minimizar erros de interpretação.

8. INVISTA TEMPO PARA DECORAR OS PHRASAL VERBS
Não tem jeito, para passar na prova é preciso dedicar algum tempo na tradução e apreensão de novos vocabulários. Os phasal verbs, no entanto, é uma particularidade do inglês, pois o verbo irá mudar de sentido de acordo com a preposição subsequente. Exemplo, o verbo get sozinho significa pegar, no entanto, get up quer dizer levantar-se, get out é sair e get lost é perder-se. Faça uma lista com os mais frequentes e nunca mais os esqueça.

9. LEIA TEXTOS EM INGLÊS
Você fala e entende tão bem português porque teve anos de contato com essa língua. Por isso, se você pretende ter melhores resultados no vestibular comece a ler mais artigos e textos em inglês, você ganhará mais rapidez e até a questão mais complicada ficará mais fácil.

Assessoria de imprensa