Como fazer uma boa redação no Enem
O 1º parágrafo deve servir como uma introdução da linha de pensamento que você irá seguir
28/07/2020

Veja algumas dicas para tirar uma excelente nota na redação do exame. Ao contrário do que muitos pensam, a prova de redação do Enem é de extrema importância para obter uma boa nota. Nela, o estudante é avaliado de forma particular, com uma nota individual e específica, na qual é possível tirar a nota máxima independentemente do desempenho dos outros inscritos. Por isso, o seu peso é de extrema relevância para a média final.

O candidato que tirar nota zero na redação não pode participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Além disso, em algumas instituições (tanto públicas quanto privadas), a nota da redação do Enem também pode ser utilizada como critério de desempate para definir a colocação de cada candidato em processos seletivos.

Como a redação deve ser feita?
Para a redação ser avaliada pelos professores da banca examinadora do Enem, o texto precisa seguir algumas regras básicas.
Tipo de texto - A redação precisa seguir a estrutura dissertativo-argumentativa sobre um tema proposto de ordem social, científica, cultural ou política.
Proposta de intervenção – O candidato precisa elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
Coerência e coesão – O texto precisa ter começo, meio e fim estruturados, formando uma unidade textual.

Quais critérios são avaliados na redação?
A redação do Enem serve para avaliar as capacidades dos candidatos que não ficam tão explícitas nas questões de múltipla escolha. Veja a seguir quais são as competências analisadas:
• Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
• Compreensão da proposta da redação.
• Seleção das informações.
• Construção da argumentação.
• Proposta de intervenção.

Dicas para não zerar na redação
Segundo o manual de redação do Enem, o texto poderá receber a nota zero quando apresentar uma das características a seguir:
• Fugir do tema proposto.
• Desobedecer a estrutura dissertativo-argumentativa.
• Não atingir o número mínimo de linhas.
• Copiar integralmente o texto de apoio apresentado na proposta de redação da prova.
• Escrever impropérios, desenhos, números ou sinais gráficos fora do texto.
• Colocar assinatura, nome, apelido ou rubrica, fora do local devidamente designado na prova.
• Produzir um texto predominantemente em língua estrangeira.
• Deixar a folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Como fazer uma boa redação para o Enem
Para desenvolver um excelente texto no Enem é necessário ficar atento a alguns detalhes e se preparar bastante.
Atenção com a gramática
Evite gírias, provérbios e palavras rebuscadas. A grafia correta das palavras e uma caligrafia legível são fundamentais para obter uma boa nota. Separe um tempo para revisar o texto antes de entregar a prova.
Estilo
A redação do Enem precisa ser redigida em terceira pessoa do plural, por este motivo, evite chavões como: “na minha opinião”, “eu acho que”, “eu considero que”, dentre outros. Procure utilizar a voz ativa no texto, dessa forma ele torna-se mais conciso e de fácil compreensão.
Temas atuais
Mantenha-se informado, a avaliação cobra um conhecimento dos temas atuais (mais comentados na mídia e na sociedade) em diversas áreas, como por exemplo: política, economia, situação internacional, cidadania, meio ambiente, entre outros. Dessa forma, é muito importante manter-se ligado no que está acontecendo no Brasil e no mundo, se informando através da leitura de jornais, revistas e sites.
Pratique
Elaborando diversos textos, você consegue perceber quais são os principais erros que precisam de atenção e define uma estratégia. Peça para algum professor corrigir a sua redação. Desta forma, você consegue avaliar melhor quais são as dificuldades e aprimorar o que já está dando certo.
A importância dos rascunhos
Faça rascunhos com os principais acontecimentos da atualidade, destacando fatos, características e nomes. Esta atitude ajudará na construção da argumentação do tema proposto.
Fique atento com a introdução
O primeiro parágrafo da sua redação deve servir como uma introdução da linha de pensamento que você irá seguir. Procure se esforçar nessa apresentação do assunto.
Utilize a tecnologia a seu favor
Se você não tem acesso fácil a um professor de português para corrigir o seu texto e dar dicas para melhorar a sua escrita, utilize a tecnologia a seu favor. Atualmente, existem diversos sites e aplicativos que apresentam simulados de redação com correção. Há opções pagas e gratuitas.