NOT√ćCIAS
ACESSE TODAS AS NOT√ćCIAS E FIQUE POR DENTRO

Volta às aulas em tempos de Covid-19
Colégio FAAG seguirá todos os protocolos de segurança sanitária
11/02/2021

Muito tem se falado sobre a volta √†s aulas presenciais. Esse √© um assunto delicado, que requer muito cuidado e ainda gera preocupa√ß√Ķes em alunos, pais e professores. Existe uma grande responsabilidade envolvida no retorno √†s aulas presenciais. Por isso, o primeiro passo do Col√©gio FAAG √© se atentar √†s orienta√ß√Ķes oficiais municipais, estaduais e federais.

Lotação do Colégio FAAG e revezamento de alunos
No dia 05/01/2021, foi publicado o Decreto Municipal no 7.144, de 04 de janeiro de 2021, que disp√Ķe sobre a retomada das aulas presenciais no contexto da Pandemia de Covid-19 a partir de 11/01/2021, em regime n√£o obrigat√≥rio.

No dia 25/01/2021, foi publicado o Decreto Municipal no 7.166, que decretou a prorrogação da quarentena no Município de Agudos Decreta, com medidas restritivas, até 07/02/2021 e manteve a retomada das aulas presenciais no contexto da Pandemia de Covid-19, em regime não obrigatório.

Ap√≥s a realiza√ß√£o de uma Pesquisa, o Col√©gio FAAG pode entender quantas fam√≠lias est√£o dispostas a enviar os filhos ao Col√©gio FAAG e se planejou para esse retorno. Os alunos que optarem em continuar com o ensino online (em suas casas), dever√£o acessar o aplicativo do Google Meet diariamente, em tempo real, seguindo rigorosamente o hor√°rio das aulas disponibilizado pela Dire√ß√£o do Col√©gio. Nesse caso, √© fundamental que todos os alunos participem das aulas com uniforme e com as suas c√Ęmeras ligadas para que n√£o tenhamos perdas pedag√≥gicas.

A entrada de pais e outras pessoas no Col√©gio FAAG dever√° ser evitada e dever√° acontecer apenas em situa√ß√Ķes de urg√™ncia. A ideia √© manter o ambiente mais protegido poss√≠vel. Quanto maior a quantidade de pessoas dentro do Col√©gio FAAG, maior ser√° a possibilidade de contamina√ß√£o.

Durante as aulas, o Col√©gio FAAG tamb√©m tomar√° medidas para evitar aglomera√ß√Ķes, utilizar salas maiores, ambientes externos e alternar os hor√°rios de intervalo, entrada e sa√≠da dos alunos.

Higiene e medidas de segurança
Os riscos da contaminação por Covid-19 podem ser drasticamente reduzidos com uma série de medidas de higiene pessoal e de comportamento.

Para manter o distanciamento de alunos, as mesas e cadeiras ser√£o mantidas a uma dist√Ęncia m√≠nima de 1,5m. Profissionais da Equipe orientar√£o os alunos a evitar aglomera√ß√Ķes e contato f√≠sico dentro do Col√©gio FAAG.

As salas de aula, bem como todos os ambientes escolares, serão devidamente higienizados seguindo os protocolos de biossegurança. O Colégio FAAG disponibilizará água, sabão e álcool em gel, de forma segura, em diversos locais, como salas de aula, corredores, banheiros, entrada e saída, enfim, nas áreas onde haverá circulação de pessoas.

Após o término das aulas, todas as salas, mesas e cadeiras serão esterilizadas com uma solução de álcool 70%. Os alunos também serão incentivados a limparem seus objetos pessoais, como mochilas, lancheiras e bolsas.

Cumpre destacar que, durante todo o período da Pandemia, as janelas e portas serão mantidas abertas para garantir ambiente arejado e o ar condicionado desligado.

Um ponto importante √© o uso de m√°scara de prote√ß√£o, que ser√° obrigat√≥rio em todo o ambiente do Col√©gio FAAG. O uso de m√°scaras √© recomendado pela Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde, pela Sociedade Brasileira de Infectologia e pelo pr√≥prio Minist√©rio da Sa√ļde. Sendo assim, s√≥ ser√° permitido o acesso ao Col√©gio FAAG para alunos e pessoas que estiverem com m√°scaras. Cada aluno dever√° trazer, no m√≠nimo, uma m√°scara de reserva para efetuar a troca ap√≥s 02 horas com a mesma m√°scara, junto com demais pertences de uso pessoal.

Outra medida que ser√° levada em considera√ß√£o √© a aferi√ß√£o da temperatura de funcion√°rios e alunos. Qualquer pessoa que apresente temperatura acima de 37,5¬įC deve ser√° impedida de entrar no Col√©gio FAAG.

A entrada de alunos no Colégio será permitida a partir das 7h00.

Por uma questão de maior segurança, cada aluno deverá trazer a sua garrafinha ou copo de água.

Todos os alunos dever√£o trazer a sua garrafa de √°gua individual, visto que os bebedouros estar√£o desativados.

O acesso ao prédio do Colégio está condicionado à medição de temperatura corporal, que deve estar abaixo de 37,5 graus Celsius.

Outro cuidado muito importante é garantir a higienização diária de todos os materiais trazidos para o Colégio.

Em hipótese alguma será permitido o empréstimo de materiais escolares e de uso pessoal.

A cantina funcionará nos horários de intervalos previamente estabelecidos para cada turma, com a venda de produtos que não exijam manipulação, ou seja, apenas produtos industrializados.

Não será permitida a circulação de alunos pelo Colégio. Assim que entrarem no prédio, os alunos deverão se dirigir para a sua sala de aula.