Aula de Matemática - Gamificação
Na aula de Matemática, Prof Well utiliza o jogo Batalha Naval para exemplificar o Plano Cartesiano
02/09/2021

Os alunos do 6º ano do Colégio FAAG jogaram Batalha Naval durante a aula do professor de uma das frentes de Matemática, Welington Luís de Campos, que em sua aula sobre Plano Cartesiano utilizou uma das muitas metodologias ativas trabalhadas no Colégio FAAG

A atividade consistiu em uma aplicação lúdica do primeiro quadrante do plano cartesiano por meio de uma adaptação do jogo batalha-naval. Em vez de as coordenadas serem apresentadas com um número e uma letra, como no jogo original, foram dadas por dois números – a abscissa e a ordenada – a fim de que os alunos praticassem e se familiarizassem com a localização de pontos com coordenadas naturais no plano cartesiano.

Com essa ferramenta, extremamente importante para desenvolver o pensamento matemática, foi possível o uso de diferentes linguagens para que os alunos se expressassem e partilhassem informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzissem sentidos que levam ao entendimento mútuo, pois nos minutos finais da aula os alunos compartilharam algumas estratégias que acabaram desenvolvendo durante o jogo, por exemplo, com relação à utilização dos cantos do tabuleiro.